Coca-Cola, Fanta e Crystal são as marcas mais escolhidas fora do lar

22 de julho de 2024 às 17:10


Edição 2024 do estudo Kantar Brand Footprint OOH indicou que o consumo de alimentos e bebidas fora de casa cresceu 38%, em valor, e 13,8%, em volume, no ano móvel encerrado em março

Marcas da categoria de bebidas superaram as de alimentos no estudo Kantar Brand Footprint OOH 2024 (crédito: Arthur Nobre)

A Coca-Cola é, mais uma vez, a marca de alimentos e bebidas mais escolhidas pelo consumidor brasileiro fora do lar. Com alta de 39,61%, o refrigerante se manteve na liderança com mais de 256 milhões de Consumer Reach Points (CRP). O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca, e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.

O grande destaque no Top 5 é o refrigerante Fanta: a marca da Coca-Cola registrou 55,12% de crescimento e com 48,99 milhões de CRPs assumiu a vice-liderança. O pódio se completa com a água Crystal, também da multinacional (avanço de 16, 93% e 39,22 milhões de CRPs). Bauducco e Lacta fecham o Top 5.

No Top 20, o destaque ficou com a categoria de bebidas: das nove marcas que registraram crescimento de CRP, oito são do segmento. Veja a tabela abaixo. A exceção no universo dos alimentos no ranking foi o desempenho positivo do chocolate Baton, da Garoto. A marca teve crescimento de 45,95% e avançou 11 posições até o décimo quarto lugar no ranking, com 17,59 milhões de CRPs.

Top 20 marcas de alimentos e bebidas mais escolhidas fora do lar (crédito: Kantar Brand Footprint OOH 2024)

As marcas de alimentos mais escolhidas

O ranking das Top 20 marcas de alimentos, por sua vez, teve apenas uma mudança entre as cinco primeiras: 7 Belo avançou uma posição e ultrapassou Cheetos, ficando em quinto lugar. A liderança se manteve com Bauducco, seguida, pela ordem, por Lacta, Piraquê e Garoto. Apenas as marcas Baton (sétimo lugar), Fandangos (décimo sexto) e Trakinas (décimo sétimo) registraram crescimento de CRP.

Top 20 marcas de alimentos mais escolhidas fora do lar (crédito: Kantar Brand Footprint OOH 2024)

As marcas de bebidas mais escolhidas

Abaixo do trio de líderes do ranking geral, que também está no topo, a lista das 20 das marcas de bebidas teve o destaque de Pepsi, que conquistou cinco posições, ficando à frente, pela primeira vez, do Guaraná Antarctica. Del Valle pulou sete postos até a nona colocação, enquanto Sprite saltou 12, estreando no Top 20 em décimo primeiro lugar.

Por fim, H2Oh! também teve avanço expressivo, conquistando nove postos até o décimo quinto lugar. Além delas, o energético Monster (com alta de 109,49% no CRP), Cemil (avanço de 138,32%) e Batavo (142,31%) foram as que tiveram o maior crescimento.

Top 20 marcas de bebidas mais escolhidas fora do lar (crédito: Kantar Brand Footprint OOH 2024)

Valor, volume e CRP em alta

O consumo de alimentos e bebidas fora do lar cresceu 38%, em valor; 13,8%, em volume; e 8%, em Consumer Reach Points (CRP), no ano móvel encerrado em março. O resultado supera o desempenho do consumo dentro do lar, que avançou 18%, em valor; 7,2%, em volume; e 5%, em CRPs.

Novas necessidades e rotinas, além da ponderação entre custo e benefício, foram alguns dos motivadores das compras. Ambulantes, padarias, bares, restaurantes e fast food foram os canais que deram maior contribuição para o crescimento.

Do total de 2,8 bilhões de CRPs do mercado OOH, 1,2 bilhão – ou 43% – está concentrado em grandes marcas. Já 57% estão nas mãos de pequenas marcas. Em média, cada consumidor compra 10 marcas de alimentos e bebidas ao ano fora do lar. Dentro do lar esse número é de 29.

As marcas presentes no estudo cresceram principalmente atraindo novos consumidores: 80%. Desse total, 45% avançaram em penetração e 35%, em penetração e frequência. Além disso, do universo de 115 marcas com mais de 1 ponto percentual de penetração, 43% registraram aumento do CRP, enquanto 64, em valor.

Leia a reportagem completa com dados e análises do estudo Kantar Brand Footprint OOH 2024 na edição semanal do Meio & Mensagem.

Fonte: Meio&Mensagem

Fernando Murad
22 de julho de 2024


X