Semeando e plantando o novo Brasil

15 de agosto de 2012 às 08:59


No momento em que você lê este comentário existe um novo Brasil nascendo. Sendo plantado e semeado por milhões de outros brasileiros que decidiram empreender e, consciente ou inconscientemente saírem na frente para a forma de se organizar na sociedade no mundo novo, plano, colaborativo e líquido. Mas que também pode ser chamado de SOCIEDADE DE SERVIÇOS, ou, como preferem os mais ortodoxos, SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.

Os números dessa semeadura e plantação acabam de ser divulgados, mediante pesquisa realizada em parceria entre o SEBRAE e o IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, e dentro da 12ª edição do GEM – GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR -.

Hoje 1 em cada 4 brasileiros adultos tem ou está abrindo um negócio. 4 milhões têm negócio com até três meses de duração, e, 11 milhões entre três meses e três anos e meio – são os chamados INICIANTES; e 12 milhões têm negócios com mais de três anos e meio de operação, são os chamados ESTABELECIDOS.

A pesquisa é realizada em 54 países. São entrevistados 2.000 pessoas em cada um desses países. No ranking geral do empreendedorismo mundial o BRASIL figura hoje na 8ª, posição, com 27% de empreendedores do total da população adulta. O primeiro lugar continua com a TAILÂNDIA, onde esse número é de 47%, seguida pela CHINA 37%, ARGENTINA 31%, CHILE 30%, TRINIDAD E TOBAGO 29%, PERU e COLÔMBIA 28%, e a frente dos ESTADOS UNIDOS com 21%.

As “sementes” do novo BRASIL têm características específicas e alentadoras. Enquanto no restante do mundo as mulheres respondem por 37% dos novos negócios, no Brasil esse índice salta para 49%. E, em relação ao próprio país, mais notícias alentadoras. Se em 2002, para cada negócio aberto por necessidade (perda de emprego), 0,77 era aberto por uma real oportunidade, em 2012 a situação é completamente diferente. Para cada negócio aberto por necessidade (perda de emprego), 2,24 são abertos por reais oportunidades de mercado.

Renovam-se as esperanças. Já era hora!

Francisco Alberto de Souza Madia – Presidente do MadiaMundoMarketing e da Academia Brasileira de Marketing.


X