FORÇA DA PUBLICIDADE NO INTERIOR PAULISTA

2 de junho de 2021 às 11:55


*Dudu Godoy
No Estado que concentra o maior PIB do País, é o interior de São Paulo que se destaca como o maior mercado consumidor do Brasil, exibindo um dinamismo de sua economia que atrai cada vez mais empresas, e também pessoas em busca de qualidade de vida. No contexto da atual pandemia, o perfil da atividade econômica no interior paulista foi um importante fator de resistência, sustentado por motivos diversos. Entre eles, a força do agronegócio paulista, o fato de a região contar com a existência mais de 3,6 milhões de empresas ativas e abrigar uma população de 32,97 milhões de pessoas, com um poder aquisitivo que permite ao interior paulista responder por 53,2% do potencial de consumo do Brasil, segundo o relatório anual do IPC Marketing de 2019. São fatores mais do que suficientes para sustentar as vendas em setores diversos como o automobilístico, de imóveis e o varejo de bens de consumo em geral, entre outros, e também para movimentar a publicidade local.

As agências de propaganda são parte ativa dessa dinâmica de crescimento do interior paulista, não só pelas campanhas e ações que realizam para aproximar as marcas dos consumidores e que são mola propulsora da economia, mas pelo próprio negócio que operam, gerando empregos qualificados, que contribuem para atrair e reter talentos nessas localidades.

Das 6.260 mil empresas que contam com o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) de agência de propaganda no Estado de São Paulo, e entre as 764 sindicalizadas, e que contribuem regularmente com o Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), 500 estão sediadas no interior, mostrando a importância da participação das agências da região para a atividade publicitária e a associativa.

Por outro lado, as agências do interior paulista também têm participado, ativamente, do movimento de transformação do setor, tendo realizado um salto de digitalização nos últimos anos, não só em função da pandemia. Ou seja, são agências atualizadas em termos de ferramentas, plataformas e equipes para atender o conjunto das atuais necessidades dos clientes.

Com times de jovens talentos e, em muitos casos, de jovens lideranças, a publicidade do interior paulista incorporou rapidamente a tecnologia e a nova linguagem digital, entregando aos anunciantes estratégias que associam pesquisa, criatividade, planejamento e um alto desempenho; rompendo os paradigmas da publicidade tradicional e mostrando que o interior está muito alinhado à transformação que move as grandes agências da capital.

O grande número de universidades e faculdades que se instalaram nas várias cidades do Estado deu a possibilidade a esses jovens não só de estudarem em escolas locais, mas ajudou a mantê-los em sua cidade natal, em vez de buscarem oportunidades na capital, como, me lembro, era muito comum há cerca de quatro décadas, quando as faculdades do interior eram raríssimas, e os talentos não retornavam à região após concluírem seu curso universitário.

Hoje, estimamos que mais de 2 mil profissionais atuem em agências de propaganda no interior paulista, tomando-se como referência o último levantamento realizado pelo Sinapro-SP junto ao setor, em 2016. Este dado demonstra que o setor também tem um importante papel como gerador de empregos.

A pandemia refreou o ritmo dos negócios e da economia e reduziu os empregos, mas, certamente, o impacto foi menor no interior paulista, e quando as atividades recuperarem seu ritmo normal, agências e anunciantes estarão preparados para fazer seus negócios decolarem ainda mais rápido.

*Dudu Godoy é presidente do Sinapro-SP, VP da Fenapro e VP do CENP.


X